No dia em que se completou um ano do seu falecimento, teve lugar no dia 23 de outubro, no auditório João Soares Louro da RTP-Sede, uma sessão de homenagem ao Curador e Administrador da FJA, Dr. Manuel Coelho da Silva, também anterior Presidente do Conselho de Opinião da RTP.
Na ocasião foi apresentado um livro de homenagem, coordenado por Deolinda Machado e Paulo Faustino e editado pela Gradiva: Manuel Coelho da Silva – Ao Serviço do Público, Média, Sociedade, Educação, Lusofonia e Diáspora, uma retrospetiva da sua vida que conta com depoimentos e entrevistas a colegas e amigos.
A Presidente do Conselho de Opinião, Dra. Deolinda Machado, abriu a sessão, que contou com a presença, para além de familiares e amigos e muitos colegas e amigos da RTP, da Presidente da FJA, Celeste Hagatong, e vários membros dos órgãos sociais da Fundação – General Vasco Rocha Vieira, Eng.ª Maria Alexandra Costa Gomes, Dr. Jorge Rangel. Na impossibilidade de estar presente o Curador e ex-Presidente da FJA, General Garcia Leandro, enviou uma mensagem, que foi lida durante a sessão – Ler mais.
Licenciado em Direito, Manuel Coelho da Silva exerceu em Macau as funções de Diretor dos Serviços de Educação e Cultura (1983/86) e foi Consultor e Professor do Instituto Politécnico de Macau (1996/99); em Portugal, entre outros cargos, foi Diretor-Geral do Instituto Nacional de Formação Turística (1990/95), Secretário-Geral eleito da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (1986/2002), Administrador da Tobis Portuguesa (2003/06), Curador (1999/2022) e Administrador da Fundação Jorge Álvares (1999/2004 e 2016/2022) e, desde 2004, Presidente eleito do Conselho de Opinião da Rádio e Televisão Portuguesa, S.A.